Organização pessoal: O caderninho mágico!

05 junho 2013
Eu tenho o péssimo hábito de querer guardar tudo na memória: Datas, compromissos, consultas. Dou um super valor à minha boa memória, mas sabe quando começa a bater aquela "agonia" de ter que lembrar de tudo AND medo de esquecer algo?

Quando eu comecei a entrar na vibe de organizar a minha vida pessoal, comecei a navegar atrás de informações que pudessem ajudar a otimizar minha rotina, e vi aqui o caderno de organização.

De primeira, fiquei um pouco receosa, pois não via a necessidade de ter um caderno se poderia organizar tudo na agenda. Só que, após analisar com calma não somente o post da Fran, como vários outros, acabei vendo que a função do caderno de organização vai além de uma agenda, pois nele dá pra agrupar as pendências por assunto e, desta forma, fica bem mais fácil consultar.

Sim, eu sei que é possível organizar isso no Google Docs, no Outlook, no celular, no computador. Mas eu curti a idéia do caderno por dois motivos:

1- Eu sou old school.
2- Eu queria algo que pudesse andar ao meu lado sempre. E celular descarrega... sei lá, tenho meus dois pés atrás com a tecnologia.

Como eu soou ALOKA da papelaria, cadernos, blocos e afins, foi fácil montar o meu. Na verdade, eu já tinha um caderno com uma capa de dar dó que encapei com tecido há um bom tempo, para usar com outra finalidade e acabei não usando. Olhem como ficou fofo!



Para fazer as categorias, peguei post-its e escrevi a mão mesmo o nome de cada uma, separando uma quantidade de folhas para cada uma delas, assim:



As categorias que separei são as seguintes:

- Inbox (ou "Caixa de Entrada"): Para aqueles pensamentos que vem do nada e eu não quero perder.
- Rotina: Para estabelecer minhas rotinas diárias.
- Projetos/metas: Porque a gente precisa ter metas na vida, né?
- Finanças: Anotar o que entra, o que sai, aplicações, etc.
- Compras: É um apoio à categoria "Finanças". Nela eu anoto tudo o que comprei.
- Wishlist: Serve para anotar as coisas que eu quero comprar e as que preciso comprar. Acho que ela vai me ajudar a controlar esse espírito consumista que desce de vez em quando ;)
- Blog: Aqui vai tudo do Arrumadíssima - idéias de posts, coisas para acertar com a Cris...
- Faculdade: Todos os meu lembretes referentes à faculdade entrarão aqui.
- Cursos: Aqui entram as informações sobre cursos que estou fazendo, que quero fazer...
- Trabalho: Eu tenho um caderno para o trabalho, mas usarei esta aba para os fatos mais relevantes.
- Saúde: Datas de exames, consultas, remédios... é tudo aqui.


E vocês? O que fazem para dar aquela ajudinha na organização pessoal?


Comente com o Facebook:

5 comentários:

  1. Oi Carol, bom dia !! Amei o blog de vocês !! Eu também uso o caderninho :D !! E o meu também é customizado !! Enfim, boa sorte com a sua organização !! Beijinhooos e Sucesso !!

    ResponderExcluir
  2. eu também uso e é demais! me ajudou muito, principalmente na parte do blog e das finanças :)

    champagne supernova

    ResponderExcluir
  3. Olá!
    Eu tinha um caderninho desse e usei ele por um tempo. Não sei exatamente porquê parei de usá-lo, mas pretendo voltar ano que vem. Adorei o seu caderno personalizado.

    Beijo,
    olhardeumanerd.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Adorei a ideia do caderno. Eu custumo anotar tudo na agenda e costuma ficar uma bagunça. O caderno deixa bem mais arrumadinho. Gostei muito. http://falamaya.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Bee, amei seu caderno! Eu faco Bullet Journal, vc sabe...e to gostando bastante...so uso o google calendar para os compromissos ja agendados, com data e hora. o Resto eh no caderno. Tem funcionado super bem pra mim!

    ResponderExcluir



Feito com ♥ por Lariz Santana