Guardanapos: o guia!

24 setembro 2013
Tem coisa mais linda numa decoração do que uma mesa bem posta, bonita? Eu sou apaixonada por mesas e tenho aqui no meu computador várias fotos-inspiração pra quando a minha minicasa estiver perto de chegar. Difícil vai ser montar um enxoval de mesa enxutinho, né?

Dentre os vários itens que compõem a mesa (me julguem), eu dou a maior atenção para os guardanapos! Acho que os copos podem ser básicos, a louçaria também... mas quem dá o tom da mesa é, sem dúvida, o guardanapo. É ele, colorido ou branquinho, acompanhado de um prendedor mais clássico ou moderninho, que vai ditar o estilo da mesa. E vamos combinar... é muito mais fácil ter vários guardanapos e prendedores do que vários aparelhos de jantar, rsrsrsrs.

Se você tem mão boa e uma máquina de costura, pode fazer seus próprios guardanapos. Corte o tecido em quadrados com 46 cm de lado, deixando 0,5 cm de cada lado para fazer a bainha.

Apesar de serem considerados peças "banais", eu acho importante que alguns cuidadinhos básicos sejam tomados com os guardanapos... olha só:

Guardar com carinho é fundamental. Se seu guardanapo for branquinho, aconselho a embalar em papel de seda azul. 
 De vez em quando, deixe com que eles "respirem" um pouco. Coloridos arejam na sombra, enquanto os brancos ficam ao sol.
 O local onde eles ficam guardados deve conter um anti-mofo.
 SEMPRE lave após o uso. Resíduos de sujeira podem amarelar o tecido.
 Só guarde quando eles estiverem perfeitamente secos. Peças úmidas podem acumular mofo, bolor e suas consequentes machas, que são dificilmente removidas.
♥ Use sempre o vapor d'água para passar os guardanapos. A chance das fibras dos tecidos ficarem desarranjadas é bem menor.
♥ Se os guardanapos forem de linho, guarde-os passados. As fibras do linho se quebram se não forem passadas.
♥ Como os guardanapos estarão em contato direto com as pessoas, é aconselhável que eles sejam retirados do armário alguns dias antes do evento, e que sejam novamente passados no dia.
♥ Se o local de guarda for de madeira, forre com papel a superfície. Algumas madeiras liberam óleos ao longo do tempo que podem manchar o tecido.
♥ Pode também guardar com um sachetzinho perfumado. Só não deixa o perfume ser muito forte, tá? Eu amo o cheirinho de lavanda inglesa...

Vamos ver algumas idéias de guardanapos para quem quer fugir do óbvio?













E se você tá na dúvida de como se dobra, aqui, aqui e aqui tem vídeos bem bacanas ensinando!

Agora não tem mais motivo pra receber meia-boca, hein?



Fonte das imagens: Pinterest

Comente com o Facebook:

2 comentários:

  1. To sofrendo do mesmo dilema, enxoval enxuto para casa pequena,tem tanta coisa legal pra ser comprada e usada! Guardanapo mesmo, só tem um com medo de investir em mais. Adorei o post!

    ResponderExcluir
  2. Tenha medo não, Mayra!
    Eu penso que (ainda vou fazer um post desses), que para ter uma mesa bonita você precisa ter sempre um aparelho branco e um colorido. Quanto aos guardanapos, como eles são mais fáceis de serem guardados, pode ter 2 jogos: um branquinho clássico e um off-white. E aí você se joga nos prendedores!!!
    Tô planejando um post DIY ensinando a fazer prendedores de vários tipos. É bom que vc guarda em uma caixa, porque são pequenos. Nem usa muito espaço :)

    Beijos!

    ResponderExcluir



Feito com ♥ por Lariz Santana