[Guia Prático] Ah, a cama… (Parte 1)

Se vocês perguntarem qual é o meu local preferido aqui em casa, eu responderei sem pestanejar que é a minha cama. Ela é meu lugar de dormir, de estudar, de blogar… Em tese, é o local no qual eu passo 1/3 da minha vida. E minha cama é uma delícia! Grandona, colchão gostoso… 

Você já parou pra pensar de quantos detalhes se forma uma cama boa? Tamanhos, tipos de colchão, roupa de cama… Rapaz, tem é coisa! E pensando nisso eu resolvi fazer mais uma série de posts "Guia Prático". Vamos nessa?


 Escolhendo o seu colchão 

Existem 4 tamanhos básicos de colchão: Solteiro, Casal, Queen e King, e a metragem é a seguinte:


  • Solteiro - 88 cm x 188 cm
  • Casal - 138 cm x 188 cm
  • Queen - 158 x 198 cm
  • King - 185 cm x 203 cm


O importante nisso tudo é bem primário: por mais que o tamanho king caiba no seu bolso, talvez eme não caiba no seu quarto ;)

Não somente isso, tem também o "recheio" do colchão, que pode ser de molas ou de espuma. Cada pessoa tem a sua preferência de conforto: tem gente que prefere mais firme, tem gente que não. Tem gente que tem problema de coluna, tem gente que não. Mas é importante ter em mente que um dos fatores principais na escolha do interior do colchão é o peso, e nós podemos distribuir assim:

- Colchões de mola: Tem custo maior, durabilidade maior. A firmeza é crescente na explicação abaixo, sendo o Bonnell o modelo mais macio e o Miracoil o mais firme. É importante que cada um se adapte às necessidades de acomodação do corpo, ou seja, de nada adianta comprar um Miracoil se o seu corpo prefere a maciez. Nesse caso, opte por um Bonnel ou Pocket, entendeu?

  • Bonnell: até 90 kg por pessoa. As molas são mais espaçadas, ou seja, a concentração de mola por metro quadrado é menor. O resultado pode não ser tão "confortável" para o usuário.
  • Pocket (mola ensacada): até 90 kg por pessoa. As molas são mais resistentes, o nível de ruído é menor e a concentração de molas por metro quadrado é maior, o que resulta em mais conforto. O sistema de molas ensacadas distribui o peso de formas diferentes, e a vantagem é que o sono da outra pessoa não se afeta (o que é verdade… minha cama é de mola ensacada e eu, de sono leve, não sinto o namorido levantar).
  • Superelastic: Até 110 kg por pessoa. A grande quantidade de molas, feitas de forma contínua,  assegura melhor distribuição do peso e adequação ao corpo do usuário. É ideal para a sustentação da coluna vertebral.
  • LFK: Até 120 kg por pessoa. A formação do molejo (diga aonde você vai, que eu vou varrendo) proporciona mais estabilidade e conforto, pois tem uma superfície de apoio maior.
  • Miracoil: Até 150 kg por pessoa. O tipo de molejo contínuo garante mais resistência e durabilidade. A quantidade de molas também é determinante, fazendo uma excelente distribuição de carga e adaptação ao corpo. A sensação de movimento da outra pessoa é quase nula. 

- Colchões de espuma: o importante na hora de escolher um colchão de espuma, se você mora no Brasil, é verificar se ele possui o selo do INMETRO. A medida para escolha é a densidade, que é o termo usado para se medir o peso da espuma em um determinado volume. A durabilidade é menor que a de um colchão de molas, esquenta e não estabiliza tão bem o quadril e o ombro, mas tem um custo menor.
  • Densidade 23: Resiste até 50 kg por pessoa
  • Densidade 28: Resiste de 50 a 75 kg por pessoa
  • Densidade 33: Resiste de 75 a 95 kg por pessoa
  • Densidade 45: Resiste de 95 a 115 kg por pessoa.

Se você tiver dúvida na escolha do seu colchão, consulte um especialista. E se você tem problemas de ordem ortopédica, consulte o seu médico antes da compra ;)



Um comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...