Organizando fotos digitais

Quem não gosta de ver fotos? Eu adoro!

Aqui na minha casa, então... tem fotos e fotos. Meu pai registrava cada momento nosso: viagens, primeiro dia na escola, carnaval, aniversários... Mas na época da câmera de filme era mais fácil, né? Cada filme tinha 12-24-36 poses, a revelação era cara e a gente ganhava um álbum na revelação. Ou seja, menos fotos e a chance de organizar aquele filme num albinho. Era bem mais fácil nos anos 80... 

Como seria hoje em dia? Imagino meu pai com uma câmera digital na mão, fotografando tudo... e perdido na hora de organizar tantos cliques. Pra falar a verdade, até eu me perco. É tão fácil espetar a câmera no computador, baixar e jogar tudo dentro da pasta "Minhas Imagens" que, quando vamos procurar aquela foto linda daquela viagem de 2006, perdemos o mesmo tempo em anos procurando rsrsrsrsrs.

Então eu comecei a organizar as minhas fotos (principalmente porque quero tirá-las do computador) e consegui estabelecer um método que pode doer um pouquinho no início, mas depois de implementado vai funcionar (digo isso porque essa tarefa nunca acaba, posto que tenho que conciliar noivorido + faculdade + trabalho + blog). Na verdade, não tem muito passo-a-passo: É um conjunto de dicas que, quando aplicadas, viram método. Vejam só!

1- Dividir as pastas:
Eu vou trabalhando com diversos níveis, nessa ordem:
      - Tipo: Viagens, eventos, cotidiano.
     - Ano: Muitas pessoas ordenam por ano para depois ordenarem por tipo. Eu prefiro o contrário. Prefiro catar na pasta "Viagens" as fotos das viagens por ano, por exemplo.
     - Subpastas por tipo: O que digo aqui é que, se você fez mais de uma viagem por ano, tenha as subpastas de cada viagem. Se você for detalhista, pode ir até mais longe e ordenar por dia de viagem. E aí a ordenação vai de acordo com as suas necessidades.

2- Indexar:
Para evitar a perda de tempo na hora de ficar procurando, você pode indexar as fotos em uma planilha. E aí não tem mistério: É só listar, em ordem crescente, o conteúdo das pastas principais até as subpastas. Na hora de procurar fica facinho :)

3- Outras diquinhas:
     - Na hora de começar a alocar as fotos, comece da mais atual pra mais antiga. Assim, você garante que as fotos mais atuais já entrarão ordenadas.
     - Nunca confie em uma só mídia (essa eu ainda não coloquei em prática, rsrsrsrs). Tenha sempre no HD externo, pendrive ou DVD. E, se possível, armazene na nuvem.
     - A pasta "cotidiano" é a famosa "diversos", ou seja, das fotos soltas. Dentro dessa pasta, o melhor é ordenar por mês e ir alocando as fotos.
     - Se tiver paciência, renomeie as fotos. Fica mais fácil pra identificar cada ocasião ou local. E crie o hábito de renomear a cada download da câmera.

É trabalhoso mas não é difícil, não acham? 



Um comentário:

  1. Eu tb organizo em pastas, separadas por ano e por situação/evento.
    Tb me prometi fazer um fotolivro pra cada ano (terminei de editar o de 2012 esses dias).

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...