Coisas de casa fora do Brasil - por Livia Mayer


Bem, não sou a pessoa mais viajada do mundo, mas em qualquer cantinho que vou uma das primeiras coisas que cato são as lojas de decoração e coisas de casa, antes mesmo de procurar coisas para mim. Tento sempre trazer algo pra me recordar da viagem. Tem umas que viram minhas queridinhas. Vou dividir essas descobertas (e nem tão descobertas assim) com vocês.



Minha queridinha parisiense descobri por um acaso mesmo. Fui no outlet La Vallée Village e antes de chegar neste há um shopping convencional onde há uma loja chamada Maisons du Monde. O nome é bem apropriado pois a loja seleciona os itens de uma forma bastante geográfica, digamos. Há um setor para decoração com inspiração africana, londrina, parisiense, americana... Há muitos itens neutros espalhados no meio disso tudo, mas a ideia da loja é brilhante! Como este shopping era meio afastado da cidade, acabei nem comprando muita coisa, mas depois descobri uma filial em Brugges e aí sim perdi a linha, rs. Comprei até um castiçal de vidro. Fiz minha compra, pedi pra moça da loja guardar e no fim do dia fui pegar minha singela sacola e voltar para Bruxelas. Preciso contar que tive que comprar uma mala extra nessa viagem? Pois bem, numa segunda ida a Paris fiz a programação de forma que eu passasse em uma Maisons du Monde propositalmente, e vi que há algumas em Paris, uma na Place d’Italie, uma no shopping da estação Les Halles (nesta que fui). Em dois anos ainda tinham muitos itens que vi da primeira vez.













Em Milão a loja que mais enlouqueci ficava bem na praça do Duomo, e nem fui lá buscar itens de decoração, na verdade fui procurar maquiagem de encomenda das amigas, mas quando cheguei no andar de coisas de casa, quase infartei. Chama “La Rinascente”

Desta vez não pude trazer muita coisa, como fui no inverno pesado a mala já estava muito ocupada pelos casacos (ok, e quilos de macarrão que eu tinha comprado em Florença) e eu não podia considerar comprar mais uma só para isso, rs. Me contentei com uma forma de gelo de dentadura (os dentistas piram no corporativismo), mas acho que foi o lugar que vi a maior quantidade de itens diferentes de decoração. Nada era trivial, nada básico demais. Afinal estamos falando de Milão, uma das capitais do design.



Cito em Florença mas se você começar a amar esta marca como eu vai a procurar em outros lugares com certeza. Mas, tirando NY, acho que a de Florença é tão “na mão” que decidi a mostrar por lá (apesar de a matriz ser em Turim). É O Eataly, franquia italiana, que na verdade é um complexo gastronômico, mas lá você encontrará peculiaridades que as “mamas” devem usar a beça: Apetrechos para fazer massa, artigos de patisserie, além de muito (e eu digo muita) comida de qualidade e bom preço

Também é possível encontrar pequenos eletrodomésticos, como as concorridíssimas cafeteiras italianas com moedor, além de livros de culinária. 

Comprei tanta massa que não deu muito espaço para trazer nada além. 



Hoje há 22 lojas ao redor do mundo, com abertura de mais 5 ainda este ano. Preparem-se, no Estadão anunciaram uma franquia em São Paulo ainda para 2014.






A capital holandesa, Amsterdam, também tem sua multimarcas enlouquecedora com itens de casa. De Bijenkorf fica bem na praça principal de Amsterdam, a Dam Square, no mesmo estilo da Rinascente (and Macy’s, and Galeries Lafayette, and Bloomingdales, ou seja, lojas multimarcas gigantes que vendem desde vestuário, acessórios, cosméticos, decoração...).






Difícil citar uma cidade pois não é difícil encontrar a Bed, Bath and Beyond na terra do Tio Sam

Sempre que vou aos EUA já cato o endereço da BBB mais próxima e vou sem horário marcado. Não raro há uma Ross ou Marshall’s por perto, então deixo meu marido catando as ofertas de um lado e vou me divertir tentando não comprar a loja inteira. 

A parte de artigos de cozinha geralmente me deixa mais mordida, mas a loja toda é enlouquecedora. É fato, impossível entrar e não comprar nada. Já comprei batedeira, steamer, assadeiras, acessórios de confeitaria, jogo de medidores, as famosas facas de cerâmica, etc etc etc. 

Se você quiser se surpreender, a parte do “Beyond” realmente leva a sério o nome. Itens de cosméticos, tudo para pets, é inacreditável a capacidade do americano de inventar coisas para necessidades que jamais pensaríamos ter. Comprei na última viagem máscaras de gel para relaxar os olhos e um turbante pra secar o cabelo, assim não precisa mais ficar enrolando (a pesada) toalha na cabeça. Como minha cervical vive sofrendo, achei brilhante pois o turbante é leve demais. Enfim, é o tipo de loja que só indo para entender.

Alguns dos achados na BBB:









Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...