Dica simples para escolher a cor das suas paredes

24 abril 2014
Uma tarefa que pode ser deliciosa e dolorosa ao mesmo tempo é escolher a cor das paredes de casa. Nós temos o hábito de enxergar aquele ambiente com determinada cor e, quando jogamos a tinta, fica completamente fora das nossas expectativas

Eu mesma passei por isso com o azul do meu quarto: vi uma foto na internet, achei a cor linda, comprei e o resultado final ficou fora do que eu queria. Bonito, mas não era o que eu esperava. E aí eu aprendi que não basta achar a cor bonita na internet, mas sim analisar alguns pontos antes de chamar aquela tinta de sua.


Antes de tudo, é importante levarmos em consideração que a cor que vemos na internet (aprenda, Carol... aprenda!) e muitas vezes a cor que combina perfeitamente com tudo naquela foto da revista pode não ficar tão bacana na sua casa. Isso tudo porque precisamos levar em consideração fatores como a iluminação, tamanho do cômodo, piso, quantidade de janelas e mobiliário. E não pense que isso é o suficiente: o passar das horas ao longo do dia também influencia! Ou seja, dá pra ver que a escolha das cores é uma tarefa que requer tempo.

Uma boa dica - antes de gastar milhões de dólares em galões de tinta - é: compre porções pequenas das cores que você tem em mente e várias cartolinas brancas. Pinte estas cartolinas e grude com fita adesiva em várias partes do cômodo: perto do chão, perto do teto, perto dos móveis, perto da janela, longe da janela. E vá analisando se o resultado chega perto do que você espera. Como fica com a iluminação da manhã? e da tarde? E com a luz acesa, à noite? Que impressão você deseja deixar no cômodo? É de aconchego? Analise cada ponto e anote suas impressões sobre cada cor.

Outra dica é: nem sempre a cor que ficou linda no corredor vai ser tão poderosa no seu quarto. Isso tudo se deve ao que falei ali em cima: a quantidade de janelas, o tipo de piso e as dimensões do cômodo influem MUITO na cor do ambiente. Então, se você decidiu pintar a sala e sobrou tinta, pense duas vezes antes de colocar a mesma cor no quarto. Vale testar antes :)

Mesmo que tome um pouco mais de tempo - e nem sempre tempo a gente tem de sobra - vale a pena adotar essa diquinha para não bater aquele arrependimento depois ;) 

Comente com o Facebook:

Um comentário:

  1. Uma vez pintei a parede do meu quarto de preto...pq eu achava lindo. Ficou uma bosta.
    O pintor qd veio tirar...qs me matou pq eu pintei com tinta pra metal. AHHAHAHAHAHAH

    ResponderExcluir



Feito com ♥ por Lariz Santana