Como ter uma hortinha em apartamentos



Tem coisa mais gostosa do que cozinhar com vegetais frescos? Ter seu temperinho fresco, além de saboroso, pode também se tornar uma terapia e dar um visual bonito ao ambiente, seja ele na janela da cozinha ou na varanda... Você já pensou em fazer uma hortinha aí, no seu apartamento?

Eu sempre curti plantas. Na verdade, eu e minhas irmãs adoramos e herdamos esse gosto da nossa mãe, viciada em mexer com terra (e é mesmo, vocês tem que ver como é aqui em casa rsrsrsrs).

Mas antes de vir morar aqui (de novo), eu tinha na minha varanda uma hortinha de temperos. Bom, comecei tímida com um vasinho de manjericão e terminei até com alface e outras plantas não-comestíveis hahahahahahaha.

Se você sempre quis ter a sua hortinha, mas nunca teve coragem de começar, a hora é agora! Anote aí as dicas para ter a sua horta em casa e colher tudo fresquinho!

1. Escolha um local ensolarado:
Suas plantas terão vida longa se o local onde forem colocadas receber a luz do sol por boa parte do dia. Se o local receber até 4 horas de sol ao longo do dia, você poderá plantar hortelã, tomilho, salsa, cebolinha e capuchinha, mas com uma qualidade melhor.

2. Selecione as plantas que você terá em sua horta:
Como o assunto aqui é horta em apartamento, partiremos do princípio de que sua plantação será em vasos. Para isso, você precisará de plantas de raiz curta. As mais usadas são:

♥  Alface
  Salsa
  Cebolinha
  Pimentão
  Coentro
  Tomate-cereja
  Calêndula
  Manjericão
  Orégano
  Sálvia
  Alecrim
  Morango
  Rúcula
  Couve

3. Selecione os vasos:
Eu indico vaso plástico. Mas se você quiser de cerâmica ou cimento, aconselho que impermeabilize antes de plantar. E o volume mínimo desse vaso é de 1 litro, viu? Muita gente também planta em garrafas PET de 2 litros. Nesse caso, é só cortar a boca e furar o fundo. Pote de sorvete também serve.

4. Não plante diretamente no vaso:
Use sementeira e ponha uma semente por cavidade, para que as raízes não se entrelacem. Só depois das mudas estarem fortinhas, transplante para vasos. Ah, e uma boa dica de sementeira é caixa de ovos, mas tem que ser de isopor, ok?

5. Tenha uma terra forte:
Você pode comprar pronta a terra. Prefira terra adubada enriquecida com NPK (nitrogênio - fósforo - potássio), e assegure que o pH da terra seja em torno de 6. Em terra diferente desse pH, a probabilidade da planta vingar é mínima.

6. Cuidado na hora do transplante!
É importante lembrar que as plantas, quando crescem, precisam de um espaço entre si para que se desenvolvam bem! Se você optar por jardineiras, tenha em mente que um pé de alface precisa de 20 cm entre os pés. Já o tomate e a couve demandam pelo menos 35 cm de distância.

7. Garanta a drenagem:
Além de ter furos nos fundos, os vasos deverão ter um esquema especial de drenagem: coloque cascalhos de telhas ou pedras no fundo e forre internamente o vaso com manta de bidim (vende em lojas de artigos para jardinagem). A manta vai evitar que a água escoe pra fora do vaso sem carregar terra, além de permitir que a terra e a raiz respirem. Se você optar por uma caixa plástica vazada ou vaso de cerâmica ou plantar em madeira, aconselho a forrar toda a superfície com uma lona plástica (mas EU furaria essa lona no fundo, tá?)



8. Faça a manutenção correta:
Até que a semente ou a muda vinguem, regue três vezes ao dia (sem encharcar, pelamor!). Após o transplante, regue uma vez ao dia, preferencialmente pela manhã.

Cuidando dessa forma, assim que sua plantinha estiver com o crescimento estacionado, você estará pronto para colher e se deliciar!

Bom plantio!

7 comentários:

  1. Ter uma horta caseira é bom para não perdermos o contato com a natureza, nas cidades de pedras. Bjs

    ResponderExcluir
  2. Eu já tive uma hortinha em casa, tinha manjericão, hortelã, salsinha, cebolinha, pimenta, mas morreram, todas, snif. Estavam indo muito bem, mas mudou a estação e elas não resistiram. É bem complicado, rs.
    Bjus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jura, Dany? As minhas cresciam num pé só! kkkkkkk

      Excluir
  3. Amei sua dica Carol. Já tive vasinhos com manjericão que dá aquele gosto na comida.
    Convido você para participar da nossa pesquisa no blog
    Big Beijos
    Lulu on the Sky

    ResponderExcluir
  4. Exato, Joseane! E acaba sendo uma terapia, né?
    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Oi estou querendo montar uma hortinha no meu ap, pensei em usar aquelas floreiras retangulares, como no meu caso não tenho varanda e não posso colocar nada na janela minha horta ficará na cozinha, será que molha muito quando rega ou a água é bem absorvida na terra?

    ResponderExcluir
  6. Oi estou querendo montar uma hortinha no meu ap, pensei em usar aquelas floreiras retangulares, como no meu caso não tenho varanda e não posso colocar nada na janela minha horta ficará na cozinha, será que molha muito quando rega ou a água é bem absorvida na terra?

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...