Manteiga de azeite e ervas frescas

Eu nunca fui uma pessoa muito boa de alimentação... Na minha infância, para que eu comesse algo diferente de arroz com ovo, minha tia e minha avó precisavam me segurar e injetar a comida com uma seringa na minha boca!!!

Eu cresci, me apresentei por livre e espontânea vontade a vários alimentos, virei uma pessoa boa de garfo... mas nunca fui master em alimentação saudável. Sou filha de nordestina, né... curto bater um prato de arroz com feijão, carne, salada, farofinha... E com a gravidez, a minha vontade de comer comida (que não é junkie food) aumentou consideravelmente. Em consenso com o meu GO, fui à caça de uma nutricionista para chamar de minha. E, finalmente achei na semana passada!

A consulta foi bem legal e o que gostei nela é que ela é uma nutri muito diferente das que já fui, que sempre fazem o esquema "chia-quinoa-milhares de receitas difíceis". Meu povo, isso deve funcionar muito bem com quem não trabalha. Eu trabalho, estudo, sou filha, esposa, blogueira e futura mãe. Não dou conta de me enfiar na cozinha e ficar fazendo receitas mirabolantes. Cozinha pra mim tem que ser a jato e as comidas tem que ser as do dia-a-dia.

De tudo, fiquei feliz de saber que minha alimentação estava quase nos eixos para uma grávida e ela fez algumas pequenas alterações no meu cardápio diário.

Uma das sugestões foi que eu cortasse a manteiga-margarina-requeijão-creme de ricota do meu cardápio. Desde que me descobri grávida, margarina e manteiga me deram muito enjôo e tenho comido, desde então, creme de ricota light. E nem isso eu posso... #xatiada. Em substituição, ela me deu a receitinha de uma manteiga feita com azeite para poder passar no pão (fit) no café da manhã. Fiz hoje e queria compartilhar com vocês!




Você vai precisar de:

Forma de gelo
 Azeite extra-virgem (usei metade de uma garrafa para uma forma de gelo)
 Um punhado de ervas frescas (usei tomilho, manjericão e sálvia)
 2 colheres de sobremesa de alho picadinho (se você gostar)
 3 castanhas-do-pará


Para fazer:

 Triture a castanha-do pará e reserve.
 Higienize as ervas frescas
 Em um liquidificador, ponha a castanha triturada, as ervas (as folhas podem estar inteiras, não tem problema), o alho e o azeite
 Bata até virar uma pasta
 Despeje na forma de gelo
 Leve para o congelador




Essa receita rende uma forma de gelo, e a nutri disse que, como ela é bem temperadinha, a gente não tende a colocar tanto no pão. Logo, um cubinho rende bem.

Para o uso, basta retirar do congelador algumas horas antes, para que ela fique mais cremosinha.

Você pode usar essa receita para temperar carnes, passar no pão, em torradinhas... fica uma delícia!


Um comentário:

  1. Que receita boa Carol. Nunca provei, mas pelos ingredientes parece muito saborosa.
    Big beijos
    Lulu on the Sky

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...