11 dicas para uma casa renovada e deliciosa - e gastando pouco

28 dezembro 2014
Casa renovada todos os dias é um sonho de muitas pessoas - inclusive o meu. Na verdade, acho que a Dilma poderia criar o "Bolsa Casa Sempre Perfeita", rsrsrsrs. Mas, falando sério, quantas vezes a gente cansa da cara da nossa casa e não tem dinheiro para dar aquela senhora renovada? Como nem sempre é possível renovar a decoração da casa, alguns truques bem simples - e de custo quase zero - podem sim dar aquela ajudinha. Pega a caneta aí e anota!

1- Limpeza.
"Ah Carol, o que isso tem a ver com decoração?". Nada, fia. Mas o primeiro passo pra sua casa ficar linda e deliciosa é uma senhora limpeza, daquela de deixar rejunte branco e nenhuma poeira no rodapé. Eu, particularmente, tenho bibiu de andar descalça, mas AMO pisar num chão limpinho e cheiroso.


2- Cama bonita.
Muita gente já tem o hábito de fazer a cama todos os dias, mas precisamos deixar de fazer disso um hábito meia-boca. Assim como a gente gosta de uma mesa bem posta, uma cama bem arrumada faz toda a diferença no ambiente. E se você tiver um tico de criatividade e ousadia, ainda pode misturar padronagens dos seus kits. E se engana quem acha que precisamos ter aqueeeeeela penca de jogos de cama com direito a edredons, capas de travesseiro e almofadas. Nada disso! Uma colcha, travesseiros bem ajambrados e cobertor arrematando já fazem bonito, viu?


3- Cheirinhos.
Eu sou aloka do cheirinho. Casa gostosa é casa com cheiro bom - seja ele vindo de vela, aromatizador, spray do supermercado ou incenso. O bacana de trabalhar cheiros é a percepção da época e do ambiente: quartos e sala pedem um aroma mais aconchegante. Banheiro pede um aroma mais fresco e por aí vai. O aconchegante do verão pode ser diferente do aconchegante do inverno. É um mundo de possibilidades!


4- Iluminação.
Quando falo de iluminação, nem cito grandes projetos desenvolvidos por arquitetos não, hein! Às vezes, o que a nossa casa precisa é de um toque miudinho de luz pra mudar o ambiente. Querem um exemplo? Aqui no meu quarto a luz é branca, tanto a principal quanto a da luminária da minha mesa de estudo/trabalho. E tem horas que eu PRECISO de algo mais aconchegante, que não estou a fim de ler e só quero ficar deitada na cama vendo a hora passar, abraçada com o Renan. Catei uma lanterna marroquina que ganhei de uma amiga, comprei um pisca-pisca de lâmpadas amarelas e o coloquei na luminária. Ele fica em cima da minha mesinha de cabeceira e faz milagre aqui em casa.

Claro que você pode comprar um abajour, pode usar uma luminária com vela de led dentro ou até mesmo acender uma velinha decorativa. O que importa é que em todas as opções, sua casa ficará mais gostosa e relaxante :)


5- Rearranje os móveis.
Essa é a tormenta dos dias atuais, nos quais tendemos a morar pequeno feat. marcenaria planejada, mas acho a solução campeã na hora de dar uma cara nova pra casa. Nem que seja a posição da mesa de jantar... alguma coisa dá pra mudar aí nessa casa, menina!

A grande verdade é que muitas vezes a mudança fica melhor do que a posição original. Aqui no meu quarto, por exemplo: Quando voltei pra casa da minha mãe, no quarto onde me encontro tinha um móvel com TV, uma escrivaninha e uma cama de solteiro. Como eu "herdei" a cama após a venda do apê (e ela é tamanho queen), algumas mudanças tiveram que ser feitas: tiramos a TV do quarto, a cama de solteiro e colocamos a queen. Mas a posição dela não era das melhores, até que resolvemos mudar a cama de posição e deu super certo! Agora temos uma tomada de cada lado da cama (o que é ótimo para dois nerds dependentes de notebooks), a escrivaninha ficou num cantinho delimitado (antes ela ficava junto da cama e não tinha a menor funcionalidade) e, de quebra, ficamos com uma vista linda e relaxante da copa da árvore e do mato, de modo que podemos ter essa vista ainda deitados na cama.


6- Rearranje os objetos decorativos.
Sabe aquele porta-retratos que tá no seu quarto? Experimenta levar pra sala. Muitas vezes nos prendemos ao paradigma de cada coisa em seu lugar, e estamos nos privando de descobrir que certos acessórios podem cair melhor em outro cômodo que não o original. Isso vale pra vasos, plantas, quadros, almofadas e pra roupa de cama. Aquela manta linda que fica no seu quarto pode fazer um composé lindo na sua sala e por aí vai.


7- Faça-você-mesma.
Nada melhor pra deixar a sua casa com a SUA cara do que fazer arte DIY. Quadros, vasos, guirlandas... tem tanta coisa que você pode fazer! Além de dar aquele upgrade na sua decoração, não é tão oneroso e ainda pode se tornar um hobby. Se você precisa de inspiração, o Pinterest tá aí pra isso!


8- Mude a decoração das prateleiras e estantes.
Essa dica também é campeã, principalmente se este móvel for o ponto focal do seu cômodo. Muitas vezes só mudar a posição dos itens já faz uma boa diferença. E você pode fazer uso da dica número  6 ;)


9- Atualize as fotos.
É outra regrinha de ouro pra tirar a casa da mesmice. Fotos de viagens, dos filhos, da família, de paisagens. Você pode colocar fotos recentes ou fazer o contrário e contar a história da sua família em fotos. Ou pode ainda fazer galerias temáticas, como, por exemplo, casamentos, viagens... 

E se você for dessas que adora receber em casa, fotos dos convidados no décor do dia farão com que eles se sintam presenteados com tanto carinho :)


10- Flores frescas.
Eu curto a ideia de ter um elemento natural dentro de casa, e adoro flores. Flores frescas = casa fresca. Ponto. Se sua casa tiver jardim, colha um buquê. Ou compre em mercado, floricultura... principalmente se você for receber alguém. Aqui nesse post eu dei dicas de como alongar o tempo de vida de flores de corte.


11- Armazene.
Muitas vezes a nossa aflição com um ambiente se dá por falta de armazenamento. As coisas expostas podem, muitas vezes, dar um ar de casa bagunçada. Ok, você pode continuar a ter suas coisas, mas mantê-las longe dos olhos podem fazer uma diferença e tanto, sabia? Guarde o excesso, deixe somente o indispensável à mão. Sua casa ficará com carinha de arrumada, juro!

Comente com o Facebook:

2 comentários:



Feito com ♥ por Lariz Santana