Adoção - Entregamos a documentação + Passos do processo

29 abril 2015
Enfim, hoje foi o dia de entregarmos a petição da habilitação lá na Vara! Mal dormi de tão ansiosa (ok, o negócio é só entregar os documentos, nada demais... mas fiquei ansiosa assim mesmo). 

Eu pensei que seria rápido, mas me enganei: primeiro fomos no cartório de notas pegar as certidões de nada consta cível e criminal - uma fila da desgraça!!! De lá, fomos para a Vara, chegamos no cartório e... nos informaram que faltava a cópia da folha da petição... sem essa folha, eles não nos dariam o protocolo. "Ah, tem xerox aqui embaixo". Fomos atrás da xerox no próprio prédio, esperamos o cara aparecer por alguns minutos e se não passasse uma alma caridosa falando que o homem não estava e demoraria, nós ficaríamos plantados lá. Essa mesma moça nos informou que do outro lado da avenida (Presidente Vargas, para os cariocas) tinha uma xerox. Sair do prédio, no sol, esperar o sinal fechar depois de sei lá quantos minutos, atravessar duas pistas, esperar o sinal fechar de novo, atravessar mais duas pistas, catar a xerox e fazer o percurso de volta não estava nos nossos planos, mas não tinha outra saída, né? Enfim, entregamos tudo, nos deram o protocolo e nos mandaram retornar daqui a 5 dias úteis pra ver se a documentação está certinha.

E agora nos resta esperar os passos do processo, e até sair a inscrição no Cadastro Nacional de Adoção tem é passo e a ansiedade vai reinar. Aqui na nossa comarca, os passos até a habilitação sair (ou seja, até a gente estar apto a "entrar na fila" são os seguintes:

- Reunião informativa (já participamos; é a primeira reunião, na qual eles falam um pouco de como é um processo como um todo, dão esclarecimentos e distribuem os formulários que colocamos na petição inicial)

- Participação nas três reuniões dos grupos de apoio à adoção (já participamos e falei no post anterior a esse)

- Petição da habilitação (entregamos hoje)

- Manifestação do Ministério Público

- Decisão do Juiz

- Intervenção da equipe técnica para parecer social e psicológico

- Manifestação do Ministério Público

- Sentença Judicial

- Ciência do Ministério Público

- Expedição do certificado de habilitação pela equipe técnica

- Inscrição no CNA


Reza a lenda que, desde a entrega até a habilitação, na nossa comarca, o processo leva em torno de 8 a 9 meses. Eu desejo MEEEEESMO que esse tempo seja bem curtinho, sabe? Acho que se nossa habilitação sair até o final do ano já será um bom adianto!

Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário



Feito com ♥ por Lariz Santana