Eu e o cronograma capilar + Dia 1



Vou contar pra vocês sobre a minha relação com o meu cabelo:

A genética da minha família foi boa no quesito cabelo, o meu não me dá quase nenhum trabalho. Vocês podem ver aí na minha foto do blog como é o meu cabelo: castanho, liso. Meu trabalho com ele sempre foi perto de zero, e raramente fujo da dupla shampoo + condicionador.

Só que eu sou uma pessoa muito sensível aos hormônios, desde a perda da Manu o meu corpo virou uma roda-gigante de hormônios, e o meu cabelo sofreu junto. Pra piorar, ainda engravidei de novo no começo desse ano - ou seja, mais uma pancada hormonal - e perdi novamente, o que acarretou em mais uma pancada. Junta isso com todo o emocional devastado por conta das perdas, minha mania de tomar banhos escaldantes e... meu cabelo ficou sem vida, seco e com uma queda das brabas. E não somente isso, eu viiiivooooo de cabelos presos por conta da praticidade.

Só que eu acho que acordei e vi o quanto eu estava largada nos últimos meses, de uma forma geral: deixei de dar atenção para os cabelos, as unhas tenho feito quando dá (até porque o trabalho do ateliê me enche de cola e o uso de luvas no meu estágio na farmácia de manipulação acaba com as mãos)... e acho que acordei de uma só vez, kkkkkkkkkkkkk.

E resolvi começar pelos cabelos, que era o mais gritante. Em outros tempos, eu resolveria isso indo ao salão e passando a tesoura. Mas aí percebi o quanto estou adorando o tamanho do meu cabelo e não quero cortar (ok, já prometi que na terça vou dar só aquele picotezinho nas pontas). Aí, fuçando pela internet, descobri o tal Cronograma Capilar. Passei o dia de ontem lendo a respeito e fui anotando várias dicas. Grupos no Facebook, produtos... 


Mas o que é o cronograma capilar?

É um tratamento de aproximadamente um mês, que deve ser seguido rigidamente, focando na recuperação do seu cabelo. Ele é constituído de três etapas: Hidratação (H), Nutrição (N) e Reconstrução (R). Para cabelos tingidos ou quimicamente tratados ele é ideal.

A hidratação é a reposição hídrica. Nos cremes, você identificará facilmente a finalidade da hidratação ou pelos ativos pantenol, vitamina B5, aloe vera...

Já a nutrição é a reposição lipídica do fio. Nos rótulos dos cremes, você vai identificar pelas palavras "nutrição", "nutrition", ou pelos componentes: manteigas e óleos em geral.

E a reconstrução é a reposição proteica. Nos rótulos, você identifica pela palavra reconstrução ou nomes de aminoácidos (arginina, creatina, serina, cisteína, lisina, etc) ou pela queratina. É na etapa da reconstrução que recobramos a força dos fios.


Tem receita certa para seguir o cronograma?

Não, já que o meu cabelo não tem as mesmas necessidades do seu. Pode ser que o meu exija mais nutrição e o seu peça mais hidratação, e isso você vai perceber com as reações do seu cabelo. Você vai perceber que de repente ele suga mais a máscara de hidratação, então é um sinal de que ele precisa de H, e por aí vai.


Quero começar! Como é?

Primeiro você precisa conhecer o seu cabelo e ver o nível de dano. Em algum blog (que eu perdi o link), vi um teste: Pegue um fio de cabelo e segure nas pontas. Puxe como se estivesse fazendo um cabo de guerra. Se ele arrebentar fácil, está danificado. Se ele esticar e romper fazendo um estalinho, ele é saudável.

Eu achei uma tabelinha pela internet e acho que foi a melhor de todas, olha aqui:


Pelo teste, o meu cabelo está saudável. Tem a queda e falta uma vida, mas ele não está danificado. Então, pra mim, ficou valendo a última tabelinha.


Que produtos usar?

Olha, eu sou muito cética em relação a qualquer tipo de produto e morro de medo de gastar os tubos naquele produto bapho para não dar certo comigo. Eu sou assim com Kérastase. Em um monte de gente ele cura e liberta. Em mim, fica uma droga. Então, busquei os produtos BBB, da farmácia mesmo, e vou fazer com eles. Ok, meu cabelo não está danificado e eu acredito que eu não vá demandar uma concentração muito alta de ativos como encontramos em produtos. Sendo assim, entrei na farmácia e escolhi os seguintes:




Para a fase H, escolhi a máscara Wella ProSeries de Hidratação (a finalidade vem descrita no rótulo, pessoal) e a glicerina bidestilada para "batizar" a máscara. Você pode substituir a glicerina pelo óleo de coco (e segundo minha amiga Cacau, pelo óleo de rícino). Minha misturinha ficou da seguinte forma: 3 partes da máscara para 1 parte da glicerina.



Escolhi o Dove porque vi muitas indicações positivas. Eu cheguei a cogitar o Ox, mas minha experiência com a marca foi tensa. Então preferi pegar o Dove mesmo. Ainda não usei, porque só farei minha N depois de amanhã, mas volto aqui pra relatar.



Peguei esse da Seda porque queria testar algo realmente MUITO barato, e essa máscara estava em promoção por míseros R$ 5,00. Ainda tentei achar uma ampola de queratina pra dar aquela batizada, mas a loja de cosméticos aqui perto de casa estava fechada hoje. Mas amanhã passarei por lá e comprarei. E aí, na fase da reconstrução, eu volto aqui pra contar :)


Como fazer a aplicação?

Mole, mole. Primeiro lave com shampoo. Em seguida, aplique a máscara. Deixe agir (eu deixei a da hidratação por 30 minutos), retire o excesso e finalize com o condicionador. A lógica é: quando você passa o shampoo, ele abre as cutículas dos fios e prepara para a entrada do tratamento. Aí você entra com a máscara de tratamento, que fica ali agindo e, quando você passa o condicionador, ele vai selando essas cutículas, que farão a retenção do tratamento até a próxima lavagem.

Eu não comprei nenhum shampoo especial. Vou alternando os que tenho no banheiro (no momento tenho um de óleo de macadâmia da Organix e o Humor, da Natura, que roubo do meu marido). Só para a fase R que é legal lavar com um shampoo anti-resíduos. Mas só na fase R! Shampoo anti-resíduos em excesso é tenso, ainda mais se você tem cabelos quimicamente tratados.


O dia 1 do cronograma

Fiz o ritual aí em cima, e comecei com a hidratação. Fiquei meia hora com a mistura da máscara + glicerina, tirei, usei um termoprotetor e sequei com secador. Conclusão: meu cabelo está sedoso e cheio de movimento!


Eu volto pra postar as atualizações :)


Beijos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...