Adoção - a visita da Assistente Social


Ahhhh, como eu gosto de marcar esse papel!

Eu não sei como é em outras comarcas, mas aqui na Praça Onze (RJ) a gente recebe, dentre outros formulários que devem ser apresentados no ato da petição inicial da habilitação, esse fluxograma aí, que diz por onde o nosso processo anda.

Hoje foi o dia da visita da Assistente Social aqui em casa, e foi mais tranquilo do que eu pensava. Ela olhou bem rapidinho a casa, onde será o quarto da nossa filha (mas não se esmerou muito porque nós estamos no aguardo do apartamento ficar pronto no ano que vem, e é bem provável que a criança chegue junto com a mudança) e nos esclareceu os próximos passos do processo. Além disso, nós preenchemos o formulário com os nossos dados a serem inseridos no CNA e definimos de vez o perfil da criança. Foi rápido demais, acho que em 20 minutos já tínhamos concluído.

Agora nosso processo vai receber o parecer da Assistente Social e da Psicóloga e volta para o Ministério Público, onde (pelo que entendi) eles analisam o parecer. Depois disso, nós receberemos a sentença do juiz, o MP é notificado da sentença e o processo volta pra equipe técnica (psicologia/serviço social), que expede o nosso certificado e nos inscreve no CNA. Ou seja, agora o trâmite não tem mais nenhuma participação nossa, é tudo interno. A assistente só pediu que ficássemos analisando o processo pela internet no site do TJRJ e, caso algum passo demorasse mais de duas semanas, para irmos diretamente ao cartório pedir para acelerar (e isso é assunto pra outro post, mas ir ao cartório é, de fato, o que faz o processo andar. Sabe a máxima "quem não é visto não é lembrado"? Então...).

Eu fiquei bem feliz de riscar mais um passo do nosso fluxograma. E fico feliz de saber que estamos sendo assistidos por uma equipe que, apesar de todos os esforços, nos trata muito bem e é bem ativa na causa. O juiz que toca a nossa Vara é um grande ativista e preza pela celeridade dos processos, visando o bem-estar da criança. Na verdade, pelo que leio nos grupos virtuais, eu posso até arriscar dizer que nossa comarca é abençoada.

Eu acho que daqui pra frente não terei muitas atualizações do processo, mas seguirei falando do assunto por aqui!

E, enquanto isso, seguimos com a programação normal do blog ;)

Beijos!

Um comentário:

  1. Olá!
    Eu já estou habilitada também pela primeira vara do Rio :) . Esse foi o último post sobre adoção que achei por aqui, como anda o processo?

    Eu tenho um blog sobre adoção, se quiser trocar figurinhas sobre essa coisa maravilhosa, dá uma passada lá:
    https://sobreadocao.wordpress.com/

    Adorei tudo aqui.
    Abraço!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...