[Maternidade] A rotina de sono da Maria Carolina

06 agosto 2017
Gente! Meu primeiro post sobre maternidade!

[Pois é, eu engravidei, passei 9 meses grávida e minha Pitica nasceu dia 4 de abril de 2017! Olhem como ela é uma lindezinha]



Quero falar da rotina de sono da Maria e como a gente se arranjou pra chegar até aqui.

Passado aquele comecinho tenso pós-parto, que o bebê acorda de hora em hora pra mamar, comecei a ajustar a rotininha dela. E, amigues, confesso que não foi NADA fácil, mas não foi impossível.

A rotina dela da noite era: por volta das 19h tinha o banho. Dali já era casa toda apagada e lá pra meia-noite, o sono vinha. Nem preciso dizer que isso me deixava morta, posto que eu não dormia a madrugada inteira e no dia seguinte tava lá de pé (devo dar aqui o mérito da minha mãe, que me ajudou MUITO no começo ficando com a Maria no comecinho da manhã pra que eu pudesse dormir tranquilamente algumas horinhas, e ainda faz até hoje, sempre que possível).

Daí comecei a tentar implementar a rotina que eu mais via na internet: banho - massagem - casa apagada - dormiu.

O problema é que o banho não relaxa a Maria. Nunca relaxou. Banho quentinho, com o tal sabonetinho pra acalmar, massagenzinha... nada relaxa. No comecinho, até os 2 meses, ela chorava muito durante e após o banho, o que acabava a deixando bem elétrica. E hoje em dia, com ela tendo 4 meses, o que ela mais curte é a bagunça com o pai na hora do banho. Sendo assim, minha primeira providência foi mudar a hora do banho. Agora é por volta das 15h. Ela faz toda a bagunça do mundo, mama, brinca... e lá pras 18h já começa a se movimentar pra dormir.

As sonequinhas dela também são marcadinhas. O dia dela ficou assim:

- Acorda às 6h, mama, brinca um pouquinho (às vezes ela fica só de banzo na cama) e dorme até as 8h.

- Às 10h tem outra leva de soneca, que dura até umas 10:40/11:00. E vamos pra rua tomar um solzinho (no inverno o solzinho aqui em casa só passa às 11h, por conta das árvores que bloqueiam o condomínio, mas a topografia daqui é assunto pra outro post).

- Às 14h tem mais soneca, e vai até a hora do banho, às 15h.

- Daí ela toma banho, mama, vê TV, brinca... e às 18h ela já começa a "pedir" o soninho.

- Às 19h ela já tá dormindo e, salvo os saltos de desenvolvimento, vai direto até o dia seguinte.

E devo dizer que colocar essa rotina de soneca, passeio, brincadeiras, etc. ajudou MUITO a regular as coisas à noite.

Por aqui fazemos cama compartilhada e quando ela fizer 6 meses quero que ela vá dormir definitivamente no bercinho (e nem quero pensar no desespero que vai ser até ela adaptar, rsrsrsrrs).

E como vocês organizam o soninho dos filhos?

Beijos!
Carol

Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário



Feito com ♥ por Lariz Santana